Reporting Fellowship: Desigualdade e Covid-19 no Brasil, Venezuela e Colômbia

March 15 - August 31, 2021

To view this page in English, click here.

Desde o ano passado, a Covid-19 impôs estresse adicional às crianças e aos seus responsáveis, especialmente para aqueles que vivem em ambientes de adversidade econômica e social. Em lares onde pais não conseguem trabalhar de casa ou se protegerem adequadamente contra o vírus, muitas crianças viram seus responsáveis enfrentarem dificuldades econômicas, ficarem doentes ou até morrerem. Uma grande quantidade de jovens vive em estado elevado de estresse e muitos desafios adicionais. Crianças têm ficado afastadas das estruturas educacionais e do contato com professores, e muitos estão sem instrução - acadêmica, social e emocional -, situação crítica para o desenvolvimento cerebral, da boa saúde e do bem-estar dos jovens.   

Se por um lado a pandemia torna impossível que jornalistas viajem para workshops e cresceram os riscos associados à reportagem in loco, por outro lado a demanda pelo trabalho jornalísticos não foi reduzida ou foi eliminada a necessidade de cobertura, esclarecimentos e análises que os meios de comunicação fornecem.

Por isso, o Dart Center for Journalism and Trauma, um projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia, em Nova York, está lançando uma fellowship virtual baseada em projeto para jornalistas sediados no Brasil, Venezuela e Colômbia, cujo foco serão os efeitos da pandemia do novo coronavírus no crescimento, desenvolvimento e bem-estar das crianças.

Projetos sobre crianças com menos de cinco anos e/ou seus responsáveis terão prioridade.

A fellowship ocorrerá entre 15 de março e 31 de agosto de 2021.

Cada fellow receberá uma bolsa (stipend) de US$ 1,5 mil para investir em seu projeto. Além disso, os fellows terão o acompanhamento de uma experiente tutora e deverão participar de webinars mensais com especialistas nos campos de ciência, educação, saúde pública e jornalismo.

Candidatos podem propor reportagem única, série de reportagens, longas narrativas ou matérias de investigação nos formatos impresso, online ou audiovisual. São elegíveis freelancers e jornalistas fixos/contratados. O programa será conduzido em português e inglês, por isso, candidatos devem ser fluentes em ao menos uma dessas línguas.

Dois jornalistas podem se inscrever juntos, numa parceria. Se selecionados, ambos serão nomeados fellows e receberão a bolsa (stipend) de US$ 1,5 mil.

As inscrições serão avaliadas a partir da relevância do tema; solidez da abordagem; potencial de impacto; experiência prévia na cobertura de temas da primeira infância em âmbito local, nacional ou internacional; e a probabilidade de contribuição do candidato para o grupo de fellows. 

Critérios para seleção

  • Qualquer jornalista que viva e trabalhe no Brasil, Colômbia e Venezuela que demonstre interesse e compromisso para fazer cobertura de temas relacionados a crianças e seus responsáveis.

  • Candidatos devem apresentar um projeto sobre crianças e/ou cuidadores que possa estar finalizado e programado para publicação em 15 de agosto de 2021.

  • Fluência em português e/ou inglês.

  • Possa participar de webinários, mensais, ao longo do período da fellowship (entre 15 de março e 31 de agosto de 2021) e conversas mensais com o mentor selecionado para sua reportagem.

Informações para inscrição

  • O prazo final para inscrição é 9 de fevereiro de 2021, às 5:00 pm EST (19:00 no horário de Brasília).

  • Um comitê vai avaliar os projetos inscritos; os selecionados serão informados em 23 de fevereiro de 2021.

  • A fellowship começará oficialmente com um webinar em 15 de março de 2021.

  • Se dois jornalistas se inscreverem em parceria, deve ficar claro na proposta por que o projeto vai se beneficiar do trabalho colaborativo.

  • Clique aqui para fazer sua inscrição

A fellowship será dirigida por Fábio Takahashi, editor da equipe de jornalismo de dados da Folha de S. Paulo e também coordenador-geral do podcast Folha na Sala, voltado para professores. Takahashi atuou como repórter de educação no mesmo veículo entre 2003 e 2016. Na Folha, integrou a equipe que criou o RUF (Ranking Universitário Folha) e foi editor do programa de trainee do jornal. Foi Spencer fellow 2016-2017, programa de jornalismo de educação na Universidade Colúmbia (EUA). É fundador e atual presidente da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), criada em 2016. Foi o primeiro jornalista a cursar o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, oferecido na Universidade de Harvard (EUA). 

 

Mariana Kotscho será mentora de repórteres na fellowship. Ela tem 30 anos de experiência em televisão.

Trabalhou nas principais emissoras do país, entre elas TV Cultura e TV Globo, onde foi repórter por 12 anos. É vencedora do prêmio Vladimir Herzog de jornalismo, com um programa feito para a Globonews, na categoria direitos humanos.

Atualmente apresenta o Programa Papo de Mãe, que também é site parceiro do UOL, e se tornou uma referência no país para assuntos ligados à infância.

 

Daniela Tófoli será mentora de repórteres na fellowship. Ela é diretora das marcas Marie Claire, Quem, Crescer, Galileu, TechTudo, Casa e Jardim e Monet, além da área de Conteúdo Digital, na Editora Globo. Membro do Fórum dos Editores da ANJ/Aner. Jornalista especializada nas áreas de parenting, família, comportamento, saúde e educação, com cursos e workshops sobre o tema; palestrante da área de família e maternagem para pais, mães e empresas; colunista semanal da Rádio CBN e autora do blog Mãe de Tween (sobre pré-adolescentes) no site do jornal O Globo e das páginas no facebook e instagram com o mesmo nome. Autora do livro "Pré-adolescente: um guia para entender o seu filho", pela Globo Livros, e do curso online "Como entender o seu pré-adolescente". Graduada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com cursos de Publishing em Revistas pela Yale University (EUA), de marketing para mães pela PME® Entreprises (EUA), de gestão avançada no APG do Amana-Key e de jornalismo feminino pela ESPM. Participou de grandes eventos como Copa do Mundo e os atentados de 11 de setembro pelo Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo.

Esta fellowship integra a “The Early Childhood Reporting Initiative: Covering Trauma, Resilience and the Developing Brain", programa permanente de treinamento do Dart Center para melhorar a cobertura do desenvolvimento na primeira infância ao redor do mundo. 

Este projeto é apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil),  Bernard van Leer Foundation (Holanda), Jacobs Foundation (Suíça) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos).