Early Childhood Reporting Fellowship: Fellowship Sobre Primeira Infância No Brasil

February 13, 2023

To read this page in English, click here.

O Dart Center (centro baseado na Escola de Jornalismo da Columbia University) está lançando a terceira edição da fellowship virtual para jornalistas do Brasil baseada em projeto, sobre questões relacionadas com o crescimento e desenvolvimento das crianças mais novas (0 a 6 anos) e o bem-estar dos seus cuidadores.

O programa de 2023 apoiará 15 jornalistas do país (que trabalham em mídia impressa, online, áudio, vídeo e multimídia) com bolsas de reportagem, treinamento, orientação e educação contínua para aprofundar seus conhecimentos. A fellowship ocorrerá de maio a novembro de 2023 –terminando com um projeto para publicação.

O prazo de inscrição é 20 de março às 23h59 ET (horário da Costa Leste dos EUA). Os candidatos selecionados serão informados até 15 de abril, seguido de um anúncio público da nova coorte de bolsistas no final de abril.

O foco do programa está nas formas como as primeiras experiências afetam o desenvolvimento das crianças, numa época em que seus cérebros são mais maleáveis. Em muitas áreas do país as crianças estão sujeitas a uma série de situações de estresse, desde desnutrição até instabilidade política, desigualdade e racismo. E, claro, a pandemia global destacou as desigualdades generalizadas entre as populações e interrompeu os cuidados básicos de saúde e a educação de milhões de crianças.

Estamos buscando projetos que explorem essas - e outras - circunstâncias que afetam o desenvolvimento na primeira infância, com foco nas políticas e situações que levam a experiências adversas, bem como possíveis soluções.

Repórteres e freelancers estão todos convidados a se inscrever.

Terão preferência candidatos que consigam demonstrar que há ao menos um veículo interessado em publicar a reportagem. Também terão preferência jornalistas em meio de carreira já com experiência na cobertura da primeira infância, ou jornalistas seniores que desejem começar a cobrir o tema.

Os projetos devem se concentrar em crianças de até seis anos e/ou no bem-estar dos cuidadores para serem levados em consideração. Cada bolsista receberá US$ 1,5 mil para desenvolver seu projeto. Além disso, os bolsistas também receberão mentoria de uma jornalista experiente na área e participarão de webinars mensais com especialistas nas áreas de ciência, educação e saúde pública.

Projetos colaborativos entre mais de um jornalista não serão considerados.

Critérios de seleção

  • Qualquer jornalista atuando no Brasil que demonstre interesse em reportar sobre crianças pequenas e/ou seus cuidadores.

  • Os candidatos devem ser proficientes em português.

  • Os candidatos devem propor um projeto de reportagem sobre crianças pequenas e/ou cuidadores que possa ser concluído e programado para publicação ou transmissão até 15 de novembro de 2023.

  • Os candidatos devem ter em mente um meio de comunicação para o projeto - seja como repórter ou freelancer - e uma razão fundamentada demonstrando que o veículo é um provável parceiro para publicação ou transmissão (pode ser uma carta de intenção do veículo, por exemplo).

  • Os candidatos devem concordar em participar de pelo menos quatro webinars mensais (do total de seis) durante o período da bolsa e concordar em manter contato regular com seu story coach.

Informações para inscrição

  • O prazo de inscrição é 20 de março de 2023 às 23h59 EST.

  • Um comitê analisará as inscrições e os candidatos serão notificados em 14 de abril de 2023.

  • A bolsa começará oficialmente com um webinar em meados de maio de 2023.

A Fellowship será liderado por Fábio Takahashi, ex-editor do jornal Folha de S. Paulo, onde dirigia a equipe de jornalismo de dados. Takahashi trabalhou anteriormente como repórter de educação na Folha, de 2003 a 2016, e ajudou a criar o Ranking Universitário da Folha, a avaliação mais abrangente do Brasil sobre instituições de nível superior. Takahashi foi bolsista Spencer na Columbia University 2016-2017.

Ele também é o fundador e atual diretor da Jeduca (a primeira associação de repórteres de educação do Brasil), que foi lançada em 2016. Em 2013, foi o primeiro jornalista a participar do Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância, um curso de curta duração na Universidade de Harvard. Atualmente ele trabalha como gerente de conteúdo de PR na Loft.

Mariana Kotscho será a mentora de histórias da Fellowship. Kotscho é jornalista, tem 30 anos experiência como repórter e apresentadora de televisão, tendo trabalhado em diversas emissoras de TV de destaque no Brasil, incluindo TV Cultura e TV Globo.

Foi vencedora do Prêmio Vladimir Herzog por cobertura em questões de direitos humanos da Globonews e consultora voluntária do Instituto Maria da Penha.

Kotscho criou o programa "Papo de Mãe", que aborda temas relacionados à educação, comportamento e saúde infantil. Depois de 12 anos na TV, o Papo de Mãe é agora parceiro do UOL. Na TV Globo (Bem Estar), Mariana Kotscho é comentarista de relações de família e violência contra as mulheres. É mãe de 3 adolescentes: Laura, Isabel e André.

Paula Perim será mentora de histórias para da Fellowship. Perim tem mais de 25 anos de experiência em jornalismo, comunicação estratégica, conteúdo de marca e comunicação para causas sociais. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC, bacharelado em Jornalismo pela FIAM e estudos em Fotografia, todos em São Paulo, Brasil. 

Paula também fez cursos executivos em Estratégia de Marketing, na London School of Economics; Publishing Magazines, na Yale University; Liderança Executiva em Desenvolvimento na Primeira Infância, na Universidade de Harvard, e estudos em Economia Comportamental e em Comunicação para Mudança Social e Comportamental (SBCC). De 2017 a 2021, Paula atuou como Diretora de Comunicação e Conscientização da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, uma das mais importantes organizações voltadas para a Primeira Infância no Brasil. 

Antes disso, Paula trabalhou por 17 anos na Editora Globo como editora-chefe da Crescer (voltada para a paternidade) e depois tornou-se editora de um grupo de revistas: Casa e Jardim (decoração e jardinagem), Casa e Comida (culinária) , Galileu (ciência e comportamento juvenil), além de Crescer. É autora do livro "101 ideias para curtir com seu filho - antes que ele faça 10" e diretora editorial dos livros: "Bebês do Brasil - Um retrato do Brasil em fotos e histórias de 27 crianças '' (parceria com a UNICEF) e “Crescer por um mundo melhor." Paula começou sua carreira trabalhando como produtora na MTV-Brasil. E ela é a orgulhosa mãe de Júlia e Beatriz.

Daniela Tófoli será mentora de histórias da Fellowship. Tófoli é diretora editorial da Editora Globo, onde supervisiona as publicações Marie Claire, Quem, Crescer, Galileu, TechTudo, Casa e Jardim, Vida de Bicho e Monet. Ela é membro da Associação Nacional de Editores de Revistas. Seu trabalho tem se concentrado nas áreas de parentalidade, família, saúde e educação.

Ela tem sido uma palestrante convidada sobre os temas da maternidade para pais, bem como mães e negócios. É colunista semanal da Rádio CBN e autora do blog “Mãe de Tween”, sobre pré-adolescentes, no site do jornal O Globo. É autora do livro “Pré-Adolescente: Um Guia Para Entender Seu Filho”. Tófoli é graduada pela Faculdade de Comunicação da Casper Libero, uma universidade privada em São Paulo, e concluiu o curso de publicação de revistas na Universidade de Yale. Ela também é mãe de Helena, de 12 anos.


Este programa é parte da “Iniciativa de Investigações sobre  Primeira Infância: Cobrindo Trauma, Resiliência e o Cérebro em Desenvolvimento”, um programa de treinamento plurianual do Dart Center para melhorar a cobertura de notícias sobre o desenvolvimento da primeira infância em todo o mundo. A iniciativa é patrocinada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil), Fundação Bernard van Leer (Holanda) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos).