Conheça os fellows sobre primeira infância de 2023 no Brasil

O Dart Center anunciou os jornalistas selecionados para a fellowship de 2023 para reportagens sobre primeira infância no Brasil. Os fellows trabalharão em histórias em diversos estados do Brasil para iluminar os efeitos da desigualdade no crescimento e desenvolvimento de crianças pequenas e no bem-estar de seus cuidadores. Conheça mais sobre os 15 bolsistas e seus projetos abaixo.

 

To read this page in English, click here.

O Dart Center for Journalism and Trauma anunciou os selecionados de 2023 para sua fellowship de reportagem sobre a Primeira Infância no Brasil. O programa apoiará 15 jornalistas brasileiros que realizarão projetos que abordarão temas relacionados a crianças pequenas e a desigualdade em saúde, educação, segurança alimentar e bem-estar social e emocional, bem como os efeitos sobre os cuidadores.

Os bolsistas trabalharão em histórias sobre desafios de saúde e falta de saneamento e seus efeitos sobre as crianças na Amazônia brasileira, os efeitos do uso de pesticidas em crianças pequenas, crianças órfãs devido à violência e os efeitos do abandono de crianças pequenas que vivem em instituições.

“Na Fundação Maria Cecília Souto Vidigal acreditamos que uma imprensa sensível ao tema da primeira infância é um ator indispensável nas transformações sociais que queremos. O bom trabalho da imprensa apresenta e esclarece pautas urgentes e mobiliza diversos grupos da sociedade. Aos desafios habituais juntam-se as múltiplas consequências de três anos de pandemia, cujos impactos são particularmente prejudiciais para as crianças de 0 aos seis anos em situação de vulnerabilidade social. Nosso papel é ajudar as engrenagens a girar, com informações e programas de treinamento que contribuam para isso. Queremos que essa iniciativa seja uma oportunidade de aprendizado, muita troca e interação entre os jornalistas”, disse Mariana Montoro Jens, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

"Em todo o mundo, este é um momento difícil para crianças pequenas e seus cuidadores. Adversidades crescentes na primeira infância - seja de guerra, conflito civil, desigualdade econômica, violência, pandemia ou desastres ambientais, todos têm um impacto vitalício. Os extraordinários jornalistas escolhidos para o Dart Center Early Childhood Reporting Fellowship no Brasil estão profundamente comprometidos em iluminar essas questões críticas, baseando-se em ciência e políticas baseadas em evidências para produzir reportagens que façam a diferença em suas regiões e ao redor do mundo", disse Bruce Shapiro, diretor executivo do Dart Center.

A fellowship, que vai de maio a novembro, é liderada pelo experiente jornalista Fábio Takahashi em colaboração com Mariana Kotscho, Daniela Tófoli e Paula Perim.

Os fellows receberão uma bolsa de US$ 1.500 e orientação das jornalistas seniores. Os bolsistas também participarão de webinars mensais com especialistas brasileiros e internacionais nas áreas de ciência, educação, saúde pública e jornalismo.

Esta bolsa faz parte da Early Childhood Journalism Initiative, um programa de treinamento plurianual do Dart Center para melhorar a cobertura sobre o desenvolvimento da primeira infância em todo o mundo. A fellowship foi possível graças a generosas doações da Fundação Bernard van Leer (Holanda), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil) e O Fundo Two Lilies (Estados Unidos).

Abaixo estão os 15 bolsistas e breves descrições de seus projetos, juntamente com as apresentações dos mentores:

Manuella Antunes É jornalista e roteirista. Formada pela Universidade Católica de Pernambuco, atua há 15 anos em redações, tendo passado pelo Jornal do Commercio (PE) e TV Jornal (PE). Atualmente, é editora na TV Globo Recife, onde também produz reportagens para jornais locais e nacionais desde 2015. No audiovisual, roteirizou e dirigiu a série A Vida Sustentável.

O projeto: A reportagem especial para TV “O brincar como ferramenta de aprendizagem e construção do sujeito” quer trazer o brincar como direito, apresentando argumentos de diversos especialistas no assunto que respaldam a importância do brincar na formação da cidadania das crianças.

Fernanda Bastos Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é repórter no g1 DF. Já colaborou com Reset, Der Spiegel, Estadão e SBT News. Além de jornalista, Fernanda traz na bagagem o curso de Comunicação Organizacional (UnB). 

O projeto: O projeto será uma reportagem sobre as mães de crianças de 0 a 6 anos moradoras do Sol Nascente, a maior favela do Brasil, localizada a 35 km de distância da Praça dos Três Poderes, no centro de Brasília. O objetivo é mostrar a história destas mulheres e como é o dia a dia delas para tentar garantir direitos básicos e sociais para as suas famílias. O material será publicado em formato de texto e de vídeo. 

Lianne Ceará Jornalista freelancer e autora do livro-reportagem “Memórias Interrompidas”, sobre Jaguaribara, sua cidade de origem localizada no Ceará, que foi inundada pela construção de um açude. Já colaborou com Universa Uol, revista piauí, G1 Ceará e Diário do Nordeste.

O projeto: Reportagem e mini-documentário sobre a primeira infância e exposição a agrotóxicos. A apuração será realizada em Limoeiro do Norte, cidade do Ceará com alto índice de risco pelos venenos e onde casos de má formação de bebês é 75% mais comum que no restante do Brasil.

Géssika Costa É jornalista com pós-graduação em Gestão de Conteúdo. Tem experiência na cobertura dos direitos humanos, infância, gênero e raça. Atualmente, é coordenadora de projetos da Ajor, Associação de Jornalismo Digital e edita o Olhos Jornalismo. Já publicou no Estadão, Portal Terra, Yahoo, Agência Pública e Ponte Jornalismo.

Projeto: Investigar os danos da ingestão do sururu no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. O molusco, considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas, é retirado da Lagoa Mundaú, lugar com alta taxa de contaminação de mercúrio em Maceió.

Nelson Enohata Nadécada de 1990, na MTV Brasil, abordou temas como “Use camisinha” e “Voto consciente”. Entre 2010 e 2021, lançou a série É a Vovozinha (TV Brasil) e o Canal Ávida (Facebook) – que discutiam o “bem-envelhecer”. Hoje é produtor de documentários sobre a Infância, Educação e Arte,

O projeto: Minissérie documental que vai escutar as crianças, seja pelas palavras ou pelo não-dito. Questões como “o que pensa dos adultos?”, “qual seu maior medo”, “e se você não se lembrasse das coisas?” serão trabalhadas em depoimentos e diálogos intergeracionais.

Letícia Ferreira Jornalista,  produtora audiovisual na editoria hardnews do UOL. Foi trainee da Folha de S.Paulo, membro da revista AzMina, no cargo de repórter e estrategista de distribuição. Trabalhou como analista de conteúdo na Editora Trip. 

O projeto: Uma radiografia das crianças em situação de rua em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, com os dados mais atualizados disponíveis dentro de um mesmo período de tempo entre todas as cidades escolhidas.

Ligia Guimarães Jornalista que atua há 18 anos em grandes empresas de mídia, atualmente como freelancer. Foi editora na BBC News Brasil por quase cinco anos, até abril de 2023; antes, Valor Econômico, G1 e Gazeta Mercantil. Tem foco nas desigualdades brasileiras e MBA em economia. Foi fellow 2016  do Tow-Knight for Entrepreneurial Journalism, na City University of New York, e  ICFJ fellow em 2018 do programa "Early Childhood Development Reporting Fellowship". 

Projeto: Reportagem multimídia mostrará como a neurociência no Brasil está "restaurando" circuitos no cérebro de crianças que não tiveram as condições adequadas no início da vida, devolvendo a elas a chance de aprender,  realizar sonhos na vida adulta e quebrar ciclos de pobreza.

Patricia Volpi Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e há 25 anos trabalhando na TV Globo São Paulo. Já passou pela produção e edição de todos os jornais locais e de rede e atualmente é editora de texto do SP2, focada em matérias especiais e séries.Foi responsável pela série dos 40 anos do SPTV. Fez diversos cursos de roteiro para TV e cinema na própria Globo e na Escola Internacional de Cine e TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba.

O projeto: Mostrar as consequências do abandono na primeira infância. Vamos abordar com médicos, psicólogos e assistentes sociais as questões de saúde física e mental de crianças e adolescentes que vivem nos abrigos de São Paulo. E mostrar como o abandono, a falta de amor e de cuidados básicos podem refletir no desenvolvimento das crianças e perdurar na fase adulta. E, ainda, como o sistema judiciário e a sociedade podem trabalhar juntos para dar mais acolhimento aos menores abrigados.

Célia Fernanda Lima Jornalista do Pará com vasta experiência em produção e reportagem nas redações locais. É mãe de um menino e correspondente do Portal Lunetas, onde escreve sobre conflitos ambientais, educação e cultura na vida de crianças, especialmente no contexto da Amazônia.  

Projeto: Série de reportagem mostrará os efeitos dos piores índices de saneamento básico na Amazônia para o futuro das crianças que vivem na região, apontando os impactos diretos na saúde, no desenvolvimento escolar, cognitivo e emocional durante a primeira infância.

Daniel Nardin Jornalista (UFPA) e mestre em comunicação (UnB) e sociedade, tem vinte anos de atuação na Amazônia, com experiência na área pública e privada. Atualmente, lidera o Instituto Bem da Amazônia, onde desenvolve uma plataforma para cobertura jornalística da Amazônia através do Jornalismo de Soluções e o Amazônia Vox, plataforma que busca reforçar o protagonismo amazônico nas narrativas sobre a região.

Projeto: Será uma série de matérias sobre os números e relatos dos desafios da cobertura do pré-natal com mães em comunidades da Amazônia, especialmente em localidades de ribeirinhos, apresentando os índices e as consequências quando este tipo de atendimento não é realizado. Através do jornalismo de soluções, a série vai detalhar as iniciativas e respostas para o tema, considerando as dificuldades de logística da região. 

Ruam Oliveira Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Jornalismo Científico e Divulgação Científica pela Unicamp. Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Mackenzie. Cobre educação no Porvir, com foco em educação socioemocional, educação antirracista, literatura e tecnologias digitais. 

O projeto: O podcast De 0 a 5 apresenta em sua segunda temporada a maneira como as tecnologias digitais – já presentes no cotidiano da maioria das crianças – se inserem no universo de aprendizagens delas. Os episódios vão abordar o uso de tecnologia dentro e fora da escola, como os professores se preparam para esse uso e de que forma algumas dessas questões estão atravessadas por diferentes marcadores sociais.

Isabela Palhares Repórter de educação na Folha de S.Paulo, escreve sobre o tema desde 2015. Tem passagem pelo Estado de S. Paulo e foi fellow do do programa Early Childhood Development do ICFJ.

O projeto: Série de reportagens vai mostrar como as crianças brasileiras estão com direitos fundamentais ameaçados diante do avanço de desastres climáticos no país.

Thaiza Pauluze Jornalista carioca que vive em São Paulo e trabalha como produtora de reportagem na GloboNews. Formada pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), foi repórter da Folha de S.Paulo por cinco anos. Sempre na cobertura de segurança pública, violência e direitos humanos,

O projeto: Série de reportagens vai falar sobre os órfãos da violência letal e como os altos índices brasileiros de feminicídios, homicídios, latrocínios e mortes decorrentes de intervenção policial deixam uma geração de bebês e crianças sem pai nem mãe.

Aline Sgarbi Tokimatsu Jornalista com 20 anos de atuação e passagens por TV Gazeta, TV Cultura, SBT, SVT (Sveriges TV) e CNN Brasil, onde produziu reportagens para telejornais e programas de caráter documental. Mãe de dois, passou a olhar com muito mais atenção para os temas envolvendo desigualdade social e de gênero, e a primeira infância depois da maternidade.

O projeto: Com a vida urbana contemporânea, cada vez mais a maternidade tem sido uma função solo. Como a desigualdade social e de gênero vivenciada pelas mães, que ainda são as principais responsáveis pelos cuidados com os filhos, têm impacto na promoção de uma infância mais digna e saudável? O objetivo dessa reportagem multimídia é tentar responder a essa questão a partir de histórias de quem vive essa realidade.

Rafael Vazquez Jornalista, com pós-graduação em Análise Econômica, pela Fipe/USP, e em Informação Internacional e Países Emergentes pela Universidade Complutense de Madrid. Trabalha como repórter do Valor Econômico desde 2016, onde já cobriu Internacional, Finanças e atualmente escreve sobre macroeconomia, políticas públicas no Brasil e relações exteriores.   

O projeto: Investigar quais países já identificaram a importância da primeira infância como alvo prioritário de política pública para o desenvolvimento social e econômico no longo prazo, buscando entender onde e como o Brasil está posicionado nesse contexto.  

 

Faculdade

A Fellowship será liderado por Fábio Takahashi, ex-editor do jornal Folha de S. Paulo, onde dirigia a equipe de jornalismo de dados. Takahashi trabalhou anteriormente como repórter de educação na Folha, de 2003 a 2016, e ajudou a criar o Ranking Universitário da Folha, a avaliação mais abrangente do Brasil sobre instituições de nível superior. Takahashi foi bolsista Spencer na Columbia University 2016-2017.

Ele também é o fundador e atual diretor da Jeduca (a primeira associação de repórteres de educação do Brasil), que foi lançada em 2016. Em 2013, foi o primeiro jornalista a participar do Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância, um curso de curta duração na Universidade de Harvard. Atualmente ele trabalha como gerente de conteúdo de PR na Loft.

Mariana Kotscho será a mentora de histórias da Fellowship. Kotscho é jornalista, tem 30 anos experiência como repórter e apresentadora de televisão, tendo trabalhado em diversas emissoras de TV de destaque no Brasil, incluindo TV Cultura e TV Globo.

Foi vencedora do Prêmio Vladimir Herzog por cobertura em questões de direitos humanos da Globonews e consultora voluntária do Instituto Maria da Penha.

Kotscho criou o programa "Papo de Mãe", que aborda temas relacionados à educação, comportamento e saúde infantil. Depois de 12 anos na TV, o Papo de Mãe é agora parceiro do UOL. Na TV Globo (Bem Estar), Mariana Kotscho é comentarista de relações de família e violência contra as mulheres. É mãe de 3 adolescentes: Laura, Isabel e André.

Paula Perim será mentora de histórias para da Fellowship. Perim tem mais de 25 anos de experiência em jornalismo, comunicação estratégica, conteúdo de marca e comunicação para causas sociais. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC, bacharelado em Jornalismo pela FIAM e estudos em Fotografia, todos em São Paulo, Brasil. 

Paula também fez cursos executivos em Estratégia de Marketing, na London School of Economics; Publishing Magazines, na Yale University; Liderança Executiva em Desenvolvimento na Primeira Infância, na Universidade de Harvard, e estudos em Economia Comportamental e em Comunicação para Mudança Social e Comportamental (SBCC). De 2017 a 2021, Paula atuou como Diretora de Comunicação e Conscientização da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, uma das mais importantes organizações voltadas para a Primeira Infância no Brasil. 

Antes disso, Paula trabalhou por 17 anos na Editora Globo como editora-chefe da Crescer (voltada para a paternidade) e depois tornou-se editora de um grupo de revistas: Casa e Jardim (decoração e jardinagem), Casa e Comida (culinária) , Galileu (ciência e comportamento juvenil), além de Crescer. É autora do livro "101 ideias para curtir com seu filho - antes que ele faça 10" e diretora editorial dos livros: "Bebês do Brasil - Um retrato do Brasil em fotos e histórias de 27 crianças '' (parceria com a UNICEF) e “Crescer por um mundo melhor." Paula começou sua carreira trabalhando como produtora na MTV-Brasil. E ela é a orgulhosa mãe de Júlia e Beatriz.

Daniela Tófoli será mentora de histórias da Fellowship. Tófoli é diretora editorial da Editora Globo, onde supervisiona as publicações Marie Claire, Quem, Crescer, Galileu, TechTudo, Casa e Jardim, Vida de Bicho e Monet. Ela é membro da Associação Nacional de Editores de Revistas. Seu trabalho tem se concentrado nas áreas de parentalidade, família, saúde e educação.

Ela tem sido uma palestrante convidada sobre os temas da maternidade para pais, bem como mães e negócios. É colunista semanal da Rádio CBN e autora do blog “Mãe de Tween”, sobre pré-adolescentes, no site do jornal O Globo. É autora do livro “Pré-Adolescente: Um Guia Para Entender Seu Filho”. Tófoli é graduada pela Faculdade de Comunicação da Casper Libero, uma universidade privada em São Paulo, e concluiu o curso de publicação de revistas na Universidade de Yale. Ela também é mãe de Helena, de 12 anos.


Este programa é parte da “Iniciativa de Investigações sobre  Primeira Infância: Cobrindo Trauma, Resiliência e o Cérebro em Desenvolvimento”, um programa de treinamento plurianual do Dart Center para melhorar a cobertura de notícias sobre o desenvolvimento da primeira infância em todo o mundo. A iniciativa é patrocinada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil), Fundação Bernard van Leer (Holanda) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos).